Outubro Rosa

Falar sobre câncer de mama pode ser algo muito delicado.
Outubro Rosa. DMb4fLwX0AAuGQC


Falar sobre câncer de mama pode ser algo muito delicado.  Porém, ter o máximo de informação sobre o assunto é essencial para a saúde das mulheres.

O câncer de mama é causado pela multiplicação de células anormais da mama, que juntas formam um tumor. Não existe uma causa específica, mas a idade é um elemento de risco (mais precisamente a partir dos 50 anos)

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a doença atinge mais de 65 mil mulheres no Brasil. A única forma de combate à patologia é a prevenção.

O Outubro Rosa, que acontece durante todo o mês de outubro, é dedicado à prevenção do câncer de mama. A mobilização visa também a disseminação de dados preventivos e ressalta a importância de olhar com atenção para a saúde, além de lutar por direitos como o atendimento médico e o suporte emocional, garantindo um tratamento de qualidade.

Durante o mês, várias  instituições abordam o tema para encorajar mulheres a realizarem seus exames e muitas até os disponibilizam. Iniciativas como essa são fundamentais para a prevenção, visto que nos estágios iniciais, a doença é assintomática.

Segundo a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) das 11,5 milhões de mamografias que deveriam ter sido realizadas no ano passado, apenas 2,7 milhões foram feitas. A diminuição acentuada do exame é um fator de risco para milhares de mulheres.

A campanha Outubro Rosa partiu da Fundação Susan G. Komen for the Cure no início dos anos 1990 nos EUA. Durante o mês de outubro várias ações de combate ao câncer de mama (mamografias e eventos) eram realizadas em diversos estados daquele país.

Diagnosticar o câncer precocemente aumenta significantemente as chances de cura, 95% dos casos identificados em estágio inicial têm possibilidade de recuperação. Por isso, a mamografia é imprescindível, sendo o principal método para o rastreamento da doença.

Não perca tempo. Previna-se!